Help your European partners (for LA participants) / Ajude os seus parceiros europeus (participantes LA) / Ayude a sus socios europeos (LA participantes)

Créditos em Engenharia de Software da UnB

Créditos em Engenharia de Software da UnB

by Vandor Roberto Vilardi Rissoli -
Number of replies: 1

Olá Pessoal!

Como comentado por outra colega, a UnB emprega o sistema de créditos parecido com a exposição deste curso na UFRGS pelas videoaulas, mas com as particularidades de cada disciplina ainda possuir créditos teóricos, créditos práticos ou teóricos e práticos juntos em uma mesma disciplina.

Essa diferenciação envolve os objetivos de cada disciplina em relação ao curso que o estudante está buscando formação e o ambiente (espaço físico) em que a disciplina seria lecionada, por exemplo em laboratório, atividades em ambiente de campo (produção), etc. ou seria em uma sala aula convencional.

Cada curso possui uma quantidade de créditos a serem cumpridos com sucesso nas disciplinas que possuem créditos obrigatórios e opcionais.

   =>  1 crédito corresponde a 15 horas/aulas.

A formação é obtida quando o estudante consegue cumprir os créditos exigidos com êxito. Algumas dificuldades são observadas quando um estudante consegue aproveitar créditos, em que houve na instituição em que ele estudou anteriormente o mesmo conteúdo (equivalência), mas não houve a experiência prática ou, por exemplo, o uso de laboratório. Embora tenha conseguido o reconhecimento de crédito em conteúdo anterior, quando este precisar realizar uma disciplina mais a frente que demanda da prática abordada em conteúdo anterior e, no meu exemplo, esse estudante não teve a parte prática, o engajamento dele terá que ser muito superior aos dos estudantes regulares, ou resultará no insucesso na disciplina e mesmo a desmotivação que poderá gerar o abandono (evasão).


sorriso



In reply to Vandor Roberto Vilardi Rissoli

Re: Créditos em Engenharia de Software da UnB

by Roseane de Souza Aquino -

Esse comentário é particularmente interessante no que concerne a questão de reconhecimento acadêmico, os diferentes currículos e disciplinas em cada instituição permitem a equivalência, mas na prática, o próprio aluno é de certa forma um pouco prejudicado, pois pode ter feito parte de uma aprendizagem mais baseada no aluno em uma instituição e em outra não.

Digo isso também por que acompanho processos de revalidações de diploma e os resultados da maioria dos processos é o aluno ter que complementar o estudos, fazendo disciplinas na instituição que pediu para revalidar. Apesar de ele ter concluído todo o curso em uma universidade estrangeira, ainda terá que estudar outras disciplinas para complementar exatamente na questão de atividades práticas, ou seja, há ainda muitos ajustes a serem feitos nessas avaliações de reconhecimento acadêmico.