Neste ano (2021) comecei a lecionar uma disciplina que apresenta ao aluno todas as ferramentas para desenvolver a Consultoria na área de negócios/gestão de forma teórica. Por meio de benchmarking com outro professor que trabalha essa disciplina em outro Campus da IE, inseri como prática na minha disciplina a realização de consultoria para micro empreendedores, onde a parte teórica e suas vivências serão o subsídio para apresentarem soluções. Os alunos, mesmo em aula remota, formaram grupos com três participantes cada para prestar consultoria, também no formato remoto. Os trios fizeram a captação desses pequenos empreendedores que, até o momento, são pessoas de suas famílias que abriram um pequeno negócio nesse período de pandemia, seja porque perderam seus empregos ou porque já tinham um sonho e viram uma oportunidade para colocar em prática, ou amigos e até amigos de amigos. No que pude relacionar com o conteúdo abordado até aqui sobre a aprendizagem centrada no aluno e com o professor orientando e acompanhando essa construção, percebi que a prática dos meus alunos viabilizou o conhecimento e avaliação de cenários no mundo dos negócios pela percepção deles, sob a ótica do conhecimento que construíram até essa parte do curso de graduação. A ideia partiu do professor e o aluno se sentiu motivado a buscar uma nova forma de obter conhecimento. A prática dos pequenos empreendedores, suas angústias e problemas para gerenciar o negócio são o combustível para o aluno construir soluções viáveis e criativas que auxiliarão um empreendimento a progredir e para eles será uma experiência incrível de viver na prática o que aprenderam até o momento em sala de aula.
Share your thoughts about a course / Partilhe o que pensa sobre o curso / Comparta sus pensamientos sobre una carrera.
Partilha sobre o que penso sobre o curso (Aprendizagem centrada no Aluno)
Este tópico de discussão está bloqueado. Já não pode responder ao mesmo.