A Universidade do Porto apresenta, assim, a iniciativa Introdução à Docência Universitária – um Ciclo de Formações da Universidade do Porto. Esta iniciativa é direcionada aos/às docentes em início de carreira (até 5 anos de experiência de ensino no ensino superior), para que estes/as sejam capazes de investigar e conhecer aspetos do ensino e da aprendizagem, particularmente
importantes para estes/as.
Este ciclo de formações espera estimular a maior compreensão do envolvimento dos/as estudantes no ensino superior, estimular a confiança dos/as docentes e estimular a capacidade de pensar de forma criativa e com base em evidências sobre a educação, dentro e além da sua própria prática. Aqui, contemplam-se formações nas seguintes dimensões: processos de ensino-aprendizagem; tecnologias educativas; competências transversais; gestão académica.
Idioma | PT |
---|---|
Tipo | Livre |
Regime | e-learning |
Tutoria | Sim |
Destinatários | Todos os docentes que, em 2021/2022, tenham um vínculo contratual com a Universidade do Porto inferior a 5 anos. |
Certificado | No caso de pretenderem, no final, obter um certificado do Ciclo de Formações os formandos deverão: - ter frequentado, um mínimo de 30 horas de formação nas quais se incluem os módulos obrigatórios; entende-se por frequência do módulo a participação plena nas sessões síncronas. - entregar um pequeno relatório de reflexão sobre o ciclo Caso não complete o ciclo, recebe um certificado de participação por cada módulo que frequentou, seja este obrigatório ou opcional. |
Requisitos | Vínculo contratual com a Universidade do Porto inferior a 5 anos. |
Objetivos | - Facilitar a integração dos novos docentes da Universidade do Porto na carreira docente universitária e no ambiente de ensino da Universidade; - Fornecer aos docentes em início de carreira conhecimentos atualizados no campo da pedagogia universitária que possam vir a promover a adoção de práticas educativas previamente validadas e potencialmente adequadas a um bom desempenho pedagógico e à promoção do sucesso académico dos estudantes; - Apresentar aos novos docentes da Universidade os recursos, tecnológicos e outros, disponibilizados pela Universidade do Porto para a vertente de docência do seu trabalho académico; - Familiarizar os novos docentes da Universidade com práticas, procedimentos e metodologias de ensino diversificadas e atuais; - Consciencializar os novos docentes da Universidade para a necessidade e a conveniência de integrarem a reflexão e a inovação pedagógica nas suas rotinas habituais de planeamento e execução do trabalho académico; - Promover a atualização pedagógica dos docentes abrangidos e informá-los das principais atividades, fóruns e publicações, nacionais e internacionais, em que essa atualização pode ser aprofundada à medida dos interesses e disponibilidades individuais; - Fomentar a prática contínua da reflexão pedagógica, da discussão e da partilha de experiências educativas; - Contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico e das capacidades de inovação e autonomia no âmbito das práticas pedagógicas individuais; - Robustecer (qualitativa e quantitativamente) a massa crítica da Universidade do Porto enquanto instituição de referência no domínio da criatividade e da inovação pedagógicas; - Fortalecer, dentro do corpo docente da Universidade, o número de docentes sensibilizados e ativos no domínio da melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem. |
---|
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês|Alemão e com um Curso de Especialização em Ciências Documentais, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão Universidade do Porto desde 1997. Participou como coordenadora nos seguintes projectos:
Coordenou entre 2011-13 em colaboração com a Universidade de Lisboa – Faculdade de Ciências e Faculdade de Letras e entre 2017-2020 em colaboração com o Instituto Politécnico de Leiria e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa o GTAEDES. – Grupo de trabalho para apoio de estudantes com deficiência no ensino superior e é membro convidado do Núcleo Braille e Meios Complementares de Leitura do Instituto Nacional para a Reabilitação
Professor Universitário desde 1996 e investigador do INESC TEC (anterior INESC Porto), desde 1995, sendo atualmente o coordenador da área da Computação Gráfica e Ambientes Virtuais.
A área científica da Computação Gráfica tem sido o foco de todo o seu percurso académico, realizado na FEUP, desde a sua licenciatura em 1994, passando pela dissertação de mestrado em "Integração de Som 3D em Simulação” em 1997, e a tese de doutoramento initulada "Modelação Expedita de Ambientes Urbanos Virtuais Baseada em Interoperabilidade e Contextualização Geoespacial" em 2006.
Concluiu as suas provas de agregação em 2018 apresentando a lição de síntese "Os desafios da Modelação Procedimental de Ambientes Urbanos" e a unidade curricular "Introdução à Programação Criativa".
Ao nível do Ensino, a sua carreira como Professor Universitário tem como foco principal o ensino da Computação Gráfica, dos Jogos Digitais e da Programação. É coautor do primeiro livro de Introdução à Computação Gráfica em língua portuguesa.
A sua atividade de investigação foca-se nas seguintes áreas:
É um dos chairs do ICGI 2021 - International Conference on Graphics and Interaction.
FEUP – Porto – Portugal.Foi um dos chairs locais da Comissão Organizadora das conferências EuroVis 2019, Eurographics 2016, SGAMES 2016 e do 13º EPCG. Foi também um dos organizadores do 1º SEVj – Seminário sobre Ensino de Videojogos.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Ramo Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto integra a equipa do núcleo de tecnologias educativas onde apoia e dá formação a docentes que pretendam disponibilizar conteúdos pedagógicos de apoio ao ensino e aprendizagem, através das plataformas eletrónicas de e-learning e b-learning da Universidade.
Participa em projetos nacionais e internacionais nas áreas de aplicação das tecnologias educativas ao ensino e aprendizagem e aprendizagem ao longo da vida e tem interesse em áreas como desenho instrucional e educacional de projetos de ensino a distância, tutoria online e portefólios digitais.
O seu principal interesse situa-se nas relações da ciência com outras áreas do saber - nomeadamente poesia, filosofia, religião, divulgação, sociologia e educação.
É coordenador do núcleo de "Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade " do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP).
É autor de cerca de 30 livros, uma vintena dos quais são manuais escolares.
João Pedro Pêgo was born in Porto in 1977.
Degree in Civil Engineering, at Faculty of Engineering of the University of Porto (FEUP), in 2000.
Obtained the PhD by the University of Erlangen-Nürnberg, Germany, in 2007.
Has developed scientific activity in the area of Hydraulics, more concretely in the fluvial area and in the management of the water resources. In his field of research, he has several articles published in international journals with peer review and has been involved in several national and European projects, both as a researcher and as a principal investigator. He has also been active in research in the area of Pedagogy of Higher Education, in close collaboration with the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto.
In the period of 2010-2015 he was the responsible for the coordination of mobility affairs of the Department of Civil Engineering at FEUP.
Since 2013 he is the Local Erasmus Coordinator at FEUP.
Since 2019 he is the Coordinator of the Teaching and Learning Lab (www.fe.up.pt/lea) of FEUP.
Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no Departamento de Ciências e Técnicas do Património. Investigadora integrada do IS-UP – Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, na linha de investigação: Criação Artística, Práticas e Políticas Culturais que integra o grupo de investigação: Recomposições Sociais, Cultura e Território. Investigadora colaboradora do CEAUP – Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Leciona Unidades Curriculares em diferentes Ciclos de Estudos (Licenciatura em Sociologia, Mestrado em Museologia, Mestrado em Estudos Africanos e Mestrado em História e Património, Doutoramento em Estudos do Património), sendo presentemente membro das respetivas comissões científicas do Mestrado em Museologia e do Doutoramento em Estudos do Património, bem como do conselho científico do IS-UP. Integra a equipa de investigação do Projeto REduF – Raízes da Educação para o Futuro (refª. PT/DC/CED-EDG/30342/2017), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e votado à promoção do desenvolvimento sustentável a partir do estudo e valorização da herança cultural como recurso endógeno. Orientou mais de três dezenas de Dissertações de Mestrado e cinco Teses de Doutoramento concluídas. Orienta presentemente mais cinco Teses de Doutoramento, todas cruzando tópicos relacionados com os seus interesses nas áreas da museologia, seus discursos e descolonização, cultura material e desenvolvimento sustentável, ou o potencial cruzamento das artes plásticas na curadoria participada dos patrimónios.
Após a licenciatura em Antropologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), realizou curso de Mestrado em Antropologia, especialização em Etno-museologia, na Universidade do Minho e Doutoramento em Antropologia das Sociedades Complexas, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), com a tese intitulada Novos Consumos e Identidades em Portugal. Uma Perspetiva Antropológica (2008) da qual resultou a publicação de dois livros: Experiências de Consumo - Estudos de caso no interior da Classe Média (2009; 226 p. e ISBN: 978-989-8265-00-5) e O Consumo para os Outros: os Presentes como Linguagem de Sociabilidade (2011, 202 p. e ISBN: 978-989-8265-50-0).
PhD in Education Sciences (2010) of UPORTO. Post-doc in political coordination systems and implementation of European education policies - Faculty of Psychology and Education Sciences of UPORTO (FPCEUP).
Assistant Professor at FPCEUP and a researcher at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of FPCEUP and collaborator researcher at the Centre for Research on Higher Education Policies (CIPES).
Research interests: sociology of education and education policy analysis, namely European education policies, higher education governance, and policy implementation. Expertise on topics related to innovation in teaching and learning, inclusion, and social justice. Published a number of influential works on European integration, governance, and the institutionalisation of a European dimension in education.
Coordenação da Mentoria FPCEUP
Membro da Comissão Científico-Pedagógica do Programa Transversal da Mentoria Interpares da UP
Coordenação da Consulta de Gerontopsicologia - Serviço de Consulta Psicológica (FPCEUP)
Paulo Jorge Santos é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui formação em psicologia.
Rui Sousa-Silva é professor auxiliar convidado da FLUP - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (onde tem lecionado no Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos e no Mestrado em Linguística, e orientado dissertações e estágios de Mestrado, bem como teses de doutoramento). É, também, investigador de pós-doutoramento do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), onde desenvolve atualmente a sua investigação em Linguística Forense e Cibercrime, em colaboração com o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, e do IINFACTS - Institute of Research and Advanced Training in Health Sciences and Technologies.
É licenciado em Tradução e Mestre em Tradução e Terminologia pela FLUP e doutorado em Linguística Aplicada (com especialização em Linguística Forense) pela Aston University (Birmingham, Reino Unido), onde defendeu com máximo êxito a sua tese em Linguística Forense “Detecting Plagiarism in the Forensic Linguistics Turn”. Nesta tese, investigou atitudes transculturais relativamente ao plágio e propôs uma abordagem à deteção de plágio translingue. É autor de vários relatórios periciais de casos forenses e de diversos artigos científicos sobre plágio, análise de autoria (computacional) e análise de discurso, tendo também apresentado dezenas de artigos em eventos científicos nacionais e internacionais e participado em Comissões Científicas de congressos internacionais. É coeditor, com o Professor Emérito Malcolm Coulthard, da revista internacional bilingue Language and Law - Linguagem e Direito. É membro do CLUP, cuja Comissão Diretiva integra, sócio da International Association of Forensic Linguists (IAFL), sócio fundador e membro da Direção da Associação de Linguagem e Direito dos Países de Língua Portuguesa (ALIDI), e Presidente do Colégio de Linguística da Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF). Possui vasta experiência na organização de eventos, desde workshops com a duração de um dia até escolas de verão e congressos nacionais e internacionais, e foi Presidente da Comissão Organizadora da 13th Biennial Conference of the International Association of Forensic Linguists (IAFL PORTO 2017).
Publicações (selecionadas):
- Sousa-Silva, R. (2016) 'Detecção de plágio intencional: uma abordagem da Linguística Forense'. In: Virgínia Colares. (Org.). Linguagem & Direito: caminhos para linguística forense. São Paulo: Cortez, p. 49-74.
- Sousa-Silva, R. e Coulthard, M. (2016) ‘Linguística Forense’. In R. J. Dinis-Oliveira e T. Magalhães (Eds.) O que são as Ciências Forenses? – Conceitos, Abrangência e Perspetivas Futuras. Lisboa: Pactor.
- Sousa-Silva, R. (2015). ‘Reporter fired for plagiarism’: a forensic linguistic analysis of news plagiarism. In A. Simões, A. Barreiro, D. Santos, R. Sousa-Silva e S. E. O. Tagnin (Orgs.) Linguística, Informática e Tradução: Mundos que se cruzam – Homenagem a Belinda Maia, OsLA - Oslo Studies in Language, 7(1).
- Sousa-Silva, R., Laboreiro, G., Sarmento, L., Grant, T., Oliveira, E. e Maia, B. (2011). ‘twazn me!!! ;(’ Automatic Authorship Analysis of Micro-Blogging Messages. In R. Muñoz, A. Montoyo e E. Métais (Orgs.) Natural Language Processing and Information Systems - 16th International Conference on Applications of Natural Language to Information Systems, NLDB 2011. Berlin/Heidelberg: Springer/Verlag.
Áreas de investigação:
Formação inicial de professores de línguas; Didática do Alemão como Língua Estrangeira; Linguística Textual.
Qualifiações:
Doutoramento em Didática de Línguas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) com uma tese sobre a competência textual de textos de especialidade na língua estrangeira, intitulada Die Rezeption von Fachtexten in der Fremdsprache Deutsch: Textkompetenz angehender DaF-Lehrender - eine empirisch-qualitative Untersuchung.
Mestrado em Estudos Alemães pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2007): Textverstehen-Textverständlichkeit: Erstellung und praktische Anwendung eines Instrumentariums zur Beurteilung des Schwierigkeitsgrades eines Sachtexts für eine bestimmte Zielgruppe (am Beispiel der Textsorte "Zeitungsnachrichtentext").
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Zurique (Suíça). Tese: An Outsider within the British Literary Tradition: Eva Figes' Experimental Novels.
Ensino:
É docente de Alemão Língua Estrangeira, formadora de professores e supervisora no âmbito do estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Línguas na FLUP. Além disso, acompanha os estagiários na elaboração do seu relatório final de estágio.
Outras funções:
É membro da Comissão de Acompanhamento de Curso - Mestrado em Ensino do Inglês e Alemão /Francês / Espanhol no Ensino Básico 3º ciclo e no Ensino Secundário.
Desde março de 2016 é membro da Comissão Científica do Centro Linguístico da Universidade do Porto (CLUP).
Na sua qualidade de Regente é a responsável cientifica e pedagógica das unidades curriculares de Alemão como Língua Estrangeira (A1-B2) na FLUP desde 2016.
É vice-presidente da Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA) desde 2011. É auditora de manuais de Alemão como Língua Estrangeira.
Data | De 24-01-2022 |
---|---|
Instruções de inscrição | https://inovacaopedagogica.up.pt/42-2/formacao/cific/ |
Formulário de inscrição | https://forms.gle/WrDMvVgJ5qYqdHn99 |
Valor | Gratuito para docentes da U.Porto |
Contactos | Inovação pedagógica: inovped@reit.up.pt |
---|